Réplica de Foguete americano e Parque dos Dinossauros são montado em Feira de Santana


Imagem do foguete original

Imagem do foguete original

A réplica de um foguete lançado no espaço pelos americanos está sendo montada no estacionamento do Observatório Astronômico Antares, em Feira de Santana. Todas as características do foguete original, tais como efeitos sonoros e visuais estão presentes na réplica que corresponde a dez por cento do tamanho real do Saturno V, também chamado de foguete Lunar (Moon Rocket).

Segundo o diretor do Clube de Astronomia Amadora de Feira de Santana (CAAFS) - Observatório Antares/UEFS - o professor José Carlos dos Santos, somente no final deste mês, o público poderá ver exibição completa do Saturno V. Contudo, já é possível contemplar o foguete, com grande parte já finalizado.


O foguete original foi desenvolvido, por Wernher von Braun no Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama juntamente com Boeing, North American Aviation, Douglas Aircraft Company. Possui cento e dez metros de altura (equivalente a um prédio de mais de 35 andares) e com mais de três mil quilos (3.038.500 kg) alcançava uma velocidade de 40 mil km/h, com uma mistura de oxigênio líquido e querosene.

Suficiente para transportar até a Lua, a pequena Apollo 11, de quarenta e cinco toneladas, acolhida no seu bico. Ele possui três andares, que são arremessados pelos cinco potentes motores F-1 do primeiro andar, mais os motores J-2 dos andares seguintes. Saturno V tornou-se uma das máquinas mais fantástica projetada pela NASA até os dias de hoje.


NOVIDADES

Também no Observatório Astronômico Antares, está sendo implantado grandes réplicas de animais que desapareceram há cerca de 65 milhões de anos, os dinossauros. Três réplicas, incluindo o T-Rex já estão morando no pátio do observatório Antares. Um deles possui oito metros. Em breve será montado um dinossauro de 12 metros de altura. Será o primeiro parque do país de dinossauros que viveram no período cretáceo. Um outro atrativo é o Módulo Lunar, que simula a caminhada na Lua usando um corredor de 12 metros de comprimento, com espumas macias no chão para demonstrar a ausência da gravidade e um cenário que exibe as crateras da lua.

Comentários