Auroras de Saturno são vistas simultaneamente em foto; Observe

Andréa Trindade

Saturno, depois da Terra, é o meu planeta favorito, aquele “anelzinho” dele é tão lindo. Já o observei algumas vezes e sempre fico encantada. É um olho no telescópio e um sorriso nos lábios.

Mas dos anéis deles eu vou falar em outra oportunidade, é que a Nasa...aquela agência espacial dos EUA, exibiu só agora , uma imagem rara de Saturno, que foi tirada em 2009 pelo telescópio Hubble (o genial)

Foto: Nasa


De acordo com os cientistas a foto só pôde ser feita pelo Hubble por ter ocorrido um equinócio tanto no norte quanto no sul, mais a iluminação provida pelos raios solares. A imagem é tão perfeita, que nem parece que é real, mas acredite, pois é real. Foi o Hubble que fotografou, gente.

As auroras podem ser identificadas pelo brilho que emitem. Neste caso elas são criadas pela interação entre ventos solares e o campo magnético de Saturno.
À primeira vista, as auroras parecem ser simétricas, mas segundo os astrônomos, há algumas sutis diferenças. De acordo com os pesquisadores, o campo magnético não é distribuído igualmente em todo o planeta. No norte, por exemplo, ele é um pouco menor e mais intenso do que no sul.

Comentários

Marcel Gama disse…
nossa que legal isso =)