Telescópios da Nasa fotografam nebulosa quadrada; aprecie essa obra de arte

Andréa Trindade

O universo é o local onde as coisas mais impressionantes acontecem. Transformações muitas vezes inexplicáveis e sempre intrigantes para nós, reles mortais diante de tamanha grandiosidade. A nebulosa MWX 922, por exemplo, simplesmente ou inacreditavelmente ganhou a forma de um quadrado.

Como isso foi acontecer? Uma das hipóteses dos astrônomos explica que uma estrela, ou um conjunto de estrelas, que está no centro do sistema estelar expele cones de gases durante a fase final de desenvolvimento, originado essa obra de arte genial. Na última quarta-feira (23/03), a Nasa (agência espacial americana), divulgou essa foto feita pelos telescópios Hale, na Califórnia, e Kecj-2, no Havaí.

(James Lloyd/Peter Tuthill/Efe/Nasa )

Os pesquisadores especulam com base em evidências científicas, é óbvio, que a nebulosa MWC 922 pode se transformar, um dia, em uma supernova.


Dentro de órbita

Só para deixar o caro leitor dentro de órbita, as nebulosas são nuvens de poeira e gás interestelar que se localizam, na maioria das vezes, no interior das galáxias. Elas ficam visíveis quando o gás brilha, quando uma nuvem reflete a luz das estrelas ou se ela própria encobre a luz dos objetos distantes. A maioria das nebulosas estão em intensa atividade de formação estelar.

Já supernova, é o lindo nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas (estimativa) com mais de 10 massas solares, que produzem objetos extremamente brilhantes, os quais declinam até se tornarem invisíveis, passadas algumas semanas, poucos anos ou milhares de anos.

Até a próxima astronotícia.

Comentários