O Trabalho

Operários, de Tarsila do Amaral.


O trabalho é uma necessidade da vida humana. Presentes para uns, sanção para outros (preguiçosos). O trabalho é lida, tarefa, aplicação das forças físicas e faculdades mentais na execução de determinados objetivos a fim de conquistar sustento, riqueza e interesses pessoais e/ou coletivos. É uma atividade essencialmente criadora. Muitas vezes livres, sempre racional, e normalmente habitual, visando sempre uma finalidade. Lutero dizia que “de trabalho não há quem morra. De ociosidade sim, porque o homem nasceu para o trabalho, como a ave nasceu para voar.”.

Diz uma enciclopédia ilustrada que as “formigas são insetos sociais vivendo juntas em grandes comunidades. As operárias, entre as quais há rigorosa divisão de trabalho, executam as tarefas, até mesmo as de armazenar alimentos em seus estômagos, para nutrição de outros membros do grupo”. Levam de 6 a 10 meses para se tornarem adultas. É certo que muitos, embora tendo as formigas a seus pés, não seguem seus exemplos que ensinam a lição do trabalho. E erroneamente pensam que somente há mérito nos grandes trabalhos.

Rui Barbosa disse que “o trabalho não é castigo, é a santificação das criaturas. Tudo o que nasce do trabalho é bom. Tudo o que se amontoa pelo trabalho é justo. Tudo o que vem do trabalho é útil. Por isso a riqueza, por isso a capital que provém do trabalho. São como ele, providenciais.”.

Nada, se não a preguiça, impede alguém de servir e consequentemente de crescer e de fazer-se notável pelo seu talento e demais virtudes que essa indolência faz ocultar. Em vez de ser aquele que critica ou aquele que destrói, seja aquele que serve. O serviço não é torna ninguém inferior. Somos todos iguais. Independente das profissões, culturas ou raças, somos trabalhadores. Homenageados com feriado de primeiro de maio. E premiado de inúmeras maneiras em qualquer dia do ano pela nossa dedicação.

Comentários