PESQUISA REVELA ATUAÇÃO DO ÁLCOOL NO CÉREBRO


Um novo estudo, feito por cientistas do Instituto Salk de Ciências Biológicas e da Universidade da Califórnia em San Diego , nos Estados Unidos, revela que o álcool interage diretamente com um local exclusivo encontrado dentro de um canal iônico localizado no cérebro. Este canal, chamado Girk tem papel essencial em várias funções cerebrais associadas com casos de alcoolismo, epilepsia e drogas.

Segundo informações da Agência de Amparo a Pesquisa de São Paulo – FAPESP, os canais girk, se abrem durante o de comunicação química entre neurônios e amortecem o sinal entre eles, criando o equivalente a um curto-circuito. Quando os Girks se abrem em resposta à ativação neurotransmissora, íons de potássio são liberados pelo neurônio, diminuindo a atividade neuronal. O estudo é o primeiro a identificar que o álcool estimula os canais Girk diretamente, e não por meio do resultado de outras alterações moleculares nas células.

De acordo com o autor da pesquisa, do professor do Laboratório de Peptídeos do Instituto Salk Paul Slesinger, no site da FAPESB, há hipóteses de que o álcool funciona ao interagir diretamente com proteínas de canais iônicos, mas não havia estudos que identificassem o local dessa associação. “Se pudermos encontrar uma droga que se encaixe no ponto específico de atuação do álcool e ative os canais Girk, talvez possamos diminuir a excitabilidade neuronal no cérebro, o que resultaria em uma nova estratégia para o tratamento da epilepsia”, disse o pesquisador.


A pesquisa contribui para uma melhor compreensão de como o álcool altera o funcionamento das células cerebrais.

O artigo A discrete alcohol pocket involved in Girk channel activation, de Paul Slesinger e outros foi publicado pela revista Nature Neuroscience (28/6) e pode ser encontrado e lido por assinantes da Nature Neuroscience em www.nature.com/neuro.

Comentários