Descoberta de água na Lua




A Agência Espacial Americana anunciou no dia 13 de novembro de 2009 uma descoberta que classificou de extraordinária: a presença de água na Lua. Quem conta é a correspondente Giuliana Morrone.

A bola gigantesca cheia de crateras sempre provocou curiosidade. Um desafio para o homem, desde as primeiras civilizações. Astrônomos e cientistas levaram séculos, tentando desvendar os mistérios, acabar com os mitos. Entenderam as fases da Lua, estudaram o tamanho, as crateras. E há décadas suspeitavam de que havia algo precioso no polo sul do satélite.

O ano de 2009 vai ficar para a história da astronomia como o ano em que o homem descobriu: "Sim, nós encontramos água", diz o pesquisador da Nasa. "O equivalente a 12 baldes", ele afirma.

Há um mês, a sonda LCross da Nasa bombardeou uma cratera do Polo Sul da Lua. O impacto fez um buraco de onde surgiu o material que os cientistas tanto aguardavam: poeira, vapor e mais de 90 litros de água congelada. Tudo preservado há bilhões de anos de qualquer contato com a luz do Sol.

E o que fazer com essa água congelada? Provavelmente ajudar na construção de uma base lunar. Derretida, ela pode virar bebida de astronauta e ajudar a resfriar as máquinas dos foguetes.

E se os componentes químicos da água forem separados, o oxigênio pode ajudar na respiração dos astronautas. E o hidrogênio seria usado como combustível para foguetes.

FONTE: JORNAL NACIONAL, edição do dia 13/11/2009

Comentários