80 vezes mais maciça que o Sol; Uh lá lá

Já imaginou algo que tenha 80 vezes mais massa que o sol? Pena que eu não achei nenhuma imagem para mostrar para vocês. Se o dobro do sol já é muito para nós, imagine 80 vezes maior.

Uma equipe da Universidade de La Serena, que tem um astrônomo brasileiro radicado no Chile entre os membros, descobriram duas estrelas novas. Lindas, maciças, brilhantes e aparentemente isoladas na Via Láctea.

Estimam-se que essas garotinhas (batizadas de WR20aa e WR20c) tenham cerca de 2 milhões de anos. Sim, em termos astronômicos elas são duas jovenzinhas, apesar do “tamanhão” também. As características delas, principalmente a massa, fazem desses objetos, astros extremamente raros na galáxia, o conhecido "Caminho de Leite".

Vale lembrar que existem outras estrelas muito maiores que o sol. Já falei disso, mas vou preparar um post especial sobre o assunto qualquer dia desses.

EXPULSÃO

De acordo com o Folha Online, os pesquisadores acreditam que a dupla tenha sido ejetada de um superaglomerado de estrelas de altíssima massa chamado Westerlund 2, que fica na direção da constelação de Carina, a cerca de 26 mil anos-luz do Sol. No centro desse aglomerado, existe um grupo compacto de estrelas muito brilhantes onde são observadas nuvens de gás remanescente do seu processo de formação.

Ainda de acordo com o Folha, eles descobriram que uma linha imaginária conectando as duas estrelas "cruza" o aglomerado exatamente na sua parte central. Isso significa que elas devem ter saído de onde está o "berçário" dos objetos de grande massa. Estudos de dinâmica estelar preveem que estrelas de massa muito grande não convivem bem entre si. Algumas sempre acabam expulsas pelas companheiras.

Comentários