Cassine chegou mais perto de uma das luas de Saturno

Andréa Trindade

Observei Saturno no início deste mês, pelo telescópio Mead, que fica na cúpula do Observatório Antares. Meu planeta favorito (Saturno, repetindo) estava lindo como sempre, exibindo sombreado e tudo.

Deu para ver um pouco (quase nada) de duas das mais de 40 luas dele. Olha que riqueza não é? Enquanto nós terráqueos temos uma lua para admirar os saturninos, se é que eles existem, têm mais de 40 para se inspirarem. (Saturno tem 49 satélites confirmados, mas estima-se que ele tenha mais de 60)

Mas como estava dizendo, eu vi quase nada de duas luas de Saturno, bem parecidas com dois pontos brilhantes no céu, pelo telescópio, enquanto a sonda Cassini fotografou em detalhes a superfície totalmente irregular de uma das luas do meu planetinha.

O satélite Hyperion tem 270 km de diâmetro. Olha a imagem da superfície dele:



Esta é a segunda vez que a Nasa captura imagens do objeto a uma distância de 25 mil km, aproximadamente. A primeira vez foi em 2005, com apenas 500 km de aproximação. “Peeeeerrrto”!

Fui informada de outras fotos deverão ser feitas no próximo dia 16 de setembro, quando Cassini (a sonda) vai se aproximar novamente da lua. Boa viagem Cassini! Traga mais fotos legais para nós.

Comentários