Estudante de Feira de Santana pode representar o Brasil em Olimpíada de Astronomia na Grécia

Por: Andrea Trindade 




 Cinco estudantes da Bahia, entre eles Maria Eduarda Pimentel Santana, de Feira de Santana, estão concorrendo a uma seleção nacional para participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que neste ano acontece na cidade de Vólos, na Grécia, e da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em Cochabamba, na Bolívia.

 A aplicação das provas realizadas na Bahia foi coordenada pelo professor Marildo Pereira, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no Observatório Astronômico Antares. Em contato com o Acorda Cidade, Marildo destacou que a olimpíada é um evento importante no sentido de promover a Astronomia e de descobrir talentos científicos espalhados pelo Brasil.

 Segundo o professor, além de Maria Eduarda, que estuda no Colégio Helyos, Lucas Pereira de Souza, Yan Mascarenhas Nunes, Davi Guilherme Barasuol e Yuri Carneiro de Oliveira, das cidades de Cipó, Simões Filho e Salvador, foram os finalistas estaduais. Eles concorreram com estudantes de toda a Bahia e realizaram no último sábado (16) a seletiva, que também foi feita em diversas outras regiões do país para mais de 90 estudantes.

 Agora os cinco baianos aguardam o resultado da avaliação para irem para a Grécia e para a Bolívia, se forem aprovados, e concorrer com alunos de vários países. Na primeira fase, os candidatos foram selecionados pelas pontuações obtidas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano passado. De acordo com Marildo Pereira, os estudantes brasileiros que já participaram da seletiva internacional, em anos anteriores, sempre estiveram bem colocados.

 A data do resultado e quantos alunos serão selecionados na edição deste ano não foram informados.


Comentários